terça-feira, 26 de fevereiro de 2008


IDH, Cuba e Brasil.....

O Brasil apesar de elevar seu IDH de 0,792 para 0,800 (de 2006 para 2007) ingressando no seleto grupo de 70 países com IDH considerado elevado, caiu uma posição no ranking geral (saiu de 69º para 70º colocação). Apenas para efeito de comparação, a França saiu de 16º para 10º colocação. Acima do Brasil no ranking estão países como Ilhas Maurício, Martinica, Brunei e Líbia...além dos países considerados de primeiro mundo ou desenvolvidos (EUA, Inglaterra, Islândia, Noruega, etc.)
Frei Betto, indiscutível, aponta que Cuba, onde nada se paga pelo direito universal à saúde e educação de qualidades, figura em 51º lugar e, vai mais longe, afirmando: “A cada ano, 80 mil crianças morrem vítimas de doenças evitáveis. Nenhuma delas é cubana.” “Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma é cubana.”
Em Cuba planta-se cana-de-açúcar também...
Mas o que significa o IDH para você e para mim? Meros mortais que somos números para os governos.
O índice é composto por 3 conjuntos de informações relativos a renda, educação e longevidade (tempo de vida da população), que segundo seus idealizadores permite mensurar (pelo menos de maneira sintética), o desenvolvimento humano de um dado país, estado ou município.
No cerne da questão, está a maquiagem feita por governos de todos os lados de seus verdadeiros números, um exemplo é a inexistência de reprovação no ensino básico e fundamental no Brasil, que promove a alfabetizados, indivíduos que mal conseguem compreender um anúncio de jornal ou discernir propaganda de realidade...
E viva o Brasil !!!!!
No próximo texto vou mostrar para voces como evolui a agricultura e a pecuária do Vale do São Patrício, especialmente de Rubiataba desde 1996... Não consigo entender, juro....

Nenhum comentário: